Os Palhaços de Plantão desenvolvem espetáculos, cursos, workshops, oficinas e palestras com temas de prevenção de agravos e promoção à saúde e relacionados ao desenvolvimento humano e a qualidade de vida, facilitando o processo de aprendizagem por meio de aspectos lúdicos, levando informação e formação.
Onde Atuamos
Por ano são atendidas aproximadamente 1.000 crianças em Votuporanga – SP. Além disso, são realizadas apresentações em todo o noroeste paulista. Nos hospitais são realizadas visitas às crianças, buscando transformar a dor em riso. Sempre dois palhaços fazem visitas duas vezes por semana, desenvolvendo um jogo individual com cada criança, buscando uma relação engraçada e verdadeira.
Núcleos
Núcleo de Plantões
No Núcleo de Plantões existe a coordenação de todo o trabalho das visitas, como: relatórios, produção, etc. Os atores (palhaços) vão aos hospitais duas vezes por semana, e ficam lá até que todas as crianças sejam atendidas.
Núcleo de Pesquisa
O Núcleo de Pesquisa foi criado com o objetivo de compreender melhor o trabalho que os Palhaços de Plantão realizam e embasá-lo cientificamente, proporcionando mudanças para a melhoria da qualidade.
Nele são realizados trabalhos científicos sob orientação de doutores nas áreas de psicologia, pedagogia e enfermagem e apoio de mestres, doutores e artistas na área de artes cênicas. Estes estudos são publicados em congressos e periódicos com o intuito de divulgar o trabalho dos doutores e para servir como instrumento para outras pesquisas na área.
Núcleo de Educação em Saúde
No Núcleo de Educação em Saúde, funciona a organização dos conteúdos e abordagens pedagógicas, são encenadas pequenas apresentações com temas variados, além disso são desenvolvidas as palestras, cursos e treinamentos para pessoas e instituições.
Núcleo de Formação de Palhaços
No Núcleo de Formação de Palhaços ocorre o treinamento propriamente dito do palhaço, não só para o hospital, mas também para atuação na rua, no teatro e em diversos outros espaços cênicos. O núcleo é responsável pelo treinamento do próprio grupo e de outros grupos.